A escola tem se tornado um espaço apenas de reprodução do conhecimento?

//A escola tem se tornado um espaço apenas de reprodução do conhecimento?

A diretora do ETNA Instituto Educacional e autora da obra “Ensino com Pesquisa: Um Desafio para a Aprendizagem na Educação Básica”, Luiza Brum, mestre em Educação e especialista na formação de professores, concedeu uma entrevista para a rádio CBN Maringá.

Luíza Brum considera que a escola tem se tornado um espaço apenas de reprodução do conhecimento. Muito do desinteresse dos alunos pela escola e pela ciência vem desta prática, segundo ela. Para Brum, temos que repensar o papel do professor e do aluno. Eles devem aprender a ciência, mas tem que descobrir a capacidade que tem de produzir conhecimento, afirma a educadora.

O livro será lançado em conjunto com o professor doutor João Luiz Gasparin e trata da educação no mundo contemporâneo. Os autores fazem um convite, que nos levam a uma reflexão sobre a importância da pesquisa na educação básica e o seu reflexo no ensino superior e na vida profissional do aluno.

Vale a pena conferir a entrevista e, claro, ler o livro.

ASSISTA A ENTREVISTA AQUI:

OUÇA A ENTREVISTA AQUI:

2019-07-05T15:22:15-03:00

4 Comentários

  1. Queren Hapuque 5 de julho de 2019 at 17:28 - Reply

    Um material inspirador, é importante refletir sobre a pesquisa no ensino básico e como isso pode afetar o ensino superior e carreira profissional do aluno

  2. Beth Brum 2 de agosto de 2019 at 17:48 - Reply

    Certamente se trata de uma obra importante, visando a inserção da pesquisa como ferramenta indispensável para a aprendizagem!

  3. Marcos Roberto dos Santos 2 de agosto de 2019 at 17:51 - Reply

    Estou lendo o livro e estou surpreso com a excelência dos conteúdos abordados

  4. Gilson Aguiar 20 de setembro de 2019 at 07:12 - Reply

    A análise da educação no Brasil necessita de uma visão mais crítica a respeito de como conduzimos os conteúdos dentro do ambiente escolar. Destacar o papel da ciência e a necessidade de orientação dos professores para entender o papel que o conhecimento desempenha em nossas vidas. Nossa qualidade humana passa não só pelo conhecimento científico em si, o conteúdo, mas seu significado. Neste ponto a obra de Luiza Brun, “Ensino com Pesquisa: Um Desafio para a Aprendizagem na Educação Básica”, cumpre o seu papel.

Deixe um comentário