O Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Criança e do Adolescente tem como objetivo capacitar profissionais com um conhecimento aprofundado e atualizado sobre saúde mental e emocional infantil e juvenil. Nossa proposta é oferecer uma formação prática e teórica de excelência, ministrada por um corpo docente altamente qualificado, incluindo psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos e especialistas da vara da infância e juventude.
Prepare-se para se destacar no mercado com uma abordagem inovadora e multidisciplinar.
Reconhecido pelo MEC
17 meses
Síncrona (on-line ao vivo)
O maior objetivo do ETNA é atender às demandas dos alunos de forma diferenciada, com qualidade e excelência, proporcionando-lhes comunicações e ações que produzam confiança, credibilidade, respeito e bem-estar entre as partes (alunos e instituição), durante todo o processo de permanência no curso.
O ETNA prima, sempre, pela qualidade dos serviços oferecidos, promovendo a expansão da oferta dos cursos na sua região de inserção, e em outros Estados, garantindo novas oportunidades de acesso ao ensino de qualidade.
O ETNA Instituto Educacional prioriza ensino de qualidade nas áreas de Educação, Direito, Administração, Engenharia, TI, Educação Física, e Psicologia, considerando a transformação da realidade por meio da Educação.
Contribuir para formação e desenvolvimento das competências intelectuais e profissionais por meio da educação.
Solidificar a nossa marca como referência nacional em ensino de Pós-Graduação e Formação Continuada.
O Curso de Pós-Graduação em Psicoterapia da Criança e do Adolescente tem como objetivo capacitar profissionais com um conhecimento aprofundado e atualizado sobre saúde mental e emocional infantil e juvenil. Nossa proposta é oferecer uma formação prática e teórica de excelência, ministrada por um corpo docente altamente qualificado, incluindo psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos e especialistas da vara da infância e juventude.
DURAÇÃO: 450h / 17 meses
Aulas mensais, aos sábados (09h – 17h), transmitidas ao vivo on-line por plataforma digital (google meet), com ambiente virtual para atividades complementares.
Conteúdo atualizado: Visando o cenário atual o ETNA Instituto Educacional possui em todos os seus cursos de especialização, conteúdos atualizados periodicamente pelos proprio corpo docente, profissionais de altíssimo nível e com atuação prática nas disciplinas que ministram.
Objetivo(s):
Apresentar como ocorre o processo de desenvolvimento neurológico, emocional e psicológico da criança e do adolescente.
Professor(a) responsável: Ms. Tatiane Hollandini
Objetivo(s):
Professor(a) responsável: Larissa de Abreu Queiroz
Objetivo(s):
Acurar o olhar do clínico para o processo psicoterápico com crianças e adolescentes, bem como ajudar ao profissional na apropriação dos recursos a partir das práticas orientadas.
Professor(a) responsável: Fabiana De Zorzi
Objetivo(s):
O curso tem como eixo central realizar discussões e problematizações éticas acerca da sexualidade na infância e adolescência e suas construções sociais, bem como desenvolver uma análise crítica do estado atual dos saberes acadêmico-populares-sociais sobre diversidade sexual e de gênero, em diálogo com produções atuais do conhecimento advindo das pesquisas no campo da diversidade sexual e de gênero. Para tanto, em um primeiro momento serão apresentados coceitos basilares do tema, para que, na sequência,
sejam desenvolvidas estratégias de reflexão sobre as possibilidades de atuação psicoterapêutica em situações que coloquem em cena as diversidades sexuais e de gênero.
Professor(a) responsável: Me. Jose Valdeci Grigoleto Netto
Objetivo(s):
Apresentar aspectos introdutórios abordando conceitos e estudos sobre luto na infância, promovendo recursos teórico-práticos para o atendimento desta demanda no contexto clínico.
Professor(a) responsável: Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
CRP 08/10815
Objetivo(s):
Treinamento para identificação de sinais e sintomas das principais síndromes psiquiátricas encontradas na infância e adolescência, como transtornos ansiosos, depressivos, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno opositivo desafiante. Além disso temos como objeto o esclarecimento das condutas inicias a serem tomadas.
Professor(a) responsável: Hassen Ahmed Abou Nouh Filho
Objetivo(s):
Apresentar aspectos introdutórios abordando conceitos e estudos sobre comportamento suicida e autolesivo em crianças e adolescentes promovendo condições para pensar as medidas de prevenção e posvenção neste contexto.
Professor(a) responsável: Dra. Giovana Kreuz
CRP 08/07196
Objetivos:
Abordar temáticas fundamentais para a prática do psicólogo na avaliação psicológica de crianças e
adolescentes para auxiliar na detecção precoce de problemas de desenvolvimento, na identificação de
problemas relacionais, sociais, cognitivos e emocionais e também apontar para as forças e potencialidades
dos indivíduos, que possam auxiliar no desenvolvimento de intervenções mais adequadas e eficazes a cada
caso.
Professor(a) responsável: Yara Cristina Romano Silva
Objetivos:
Professor(a) responsável: Luzia Ferrari
Objetivo(s):
Abordar os aspectos fundamentais para a prática do psicólogo na escrita de documentação seguindo a
Resolução 06/2019 do CFP.
Professor(a) responsável: Daniela Zeponi – Psicóloga Jurídica
CRP 08/14702
Objetivo(s):
Instrumentalizar o profissional para o uso ético, responsável e adequado do uso de práticas e recursos terapêuticos a serem utilizados durante o processo de avaliação e intervenção terapêuticas com crianças e adolescentes.
Professor(a) responsável: Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
CRP 08/10815
Psicóloga pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Ex-psicóloga judiciária no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (2012-2022). Especialista em Psicologia Jurídica pelo Centro Universitário Filadélfia (2016). Pós-graduanda em Atendimento à Criança e ao Adolescente em situação de violência pelo Instituto Dimensão (2022-) Empresária e psicóloga na Mente e Saber Cursos e Consultoria na cidade de Nova Esperança-Pr. Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica. Palestra e oferece cursos na área da infância e adolescência pela Mente e Saber Cursos e Consultoria desde o ano de 2019. Mais de 3.000 alunos capacitados no Brasil. Idealizadora da Comunidade Heróis da Escuta
Graduada em psicologia pelo unicesumar 2008, pós graduação em gerenciamento de departamento pessoal 2011 pela FCV, Formação em Gestalt terapia pelo Instituto Gestalt Paraná , Formação avançada I é Formação avança II pelo instituto Gestalt Paraná, Formação em Constelação sistêmica Familiar pelo Instituto Nefesh, psicogenealogia em formação pelo instituto LIZ, Em formação em Terapia de casal e Família pelo Instituto Carolina Vieira. Consultora de Recursos Humanos por 10 anos, Psicóloga clínica a 16 anos atendendo crianças, adolescentes, adultos e casais, supervisora clínica, Professora e Supervisora Clínica da formação em Gestalt Terapia pelo instituto Gestalt Paraná, idealizadora e instrutora do workshop Raizes Transgeracionais, Autora do Kit cartas Você que Sabe! Desarmando a comunicação Violenta: uma abordagem Sistêmica.
Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul-RS. Psicóloga Clínica desde 1999. Possui formação em Terapias Cognitivas pelo Centro de Controle do Stress-RS. Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza como pesquisadora FUNCAP. É Gestalt-Terapeuta pelo Centro de Estudos em Gestalt do Rio Grande do Sul, desde 2004. Possui formação em Gestalt-Terapia com crianças e adolescentes em curso licenciado por Violet Oakland em 2001 e atualização com Felicia Carroll, do West Coast Institute for Gestalt Therapy with Children and Adolescents em 2014 e 2023. Atualmente atende a crianças, adolescentes e adultos em clínica particular, ministra cursos em Gestalt-terapia, é supervisora clínica e professora convidada em universidades e cursos de formação em Gestalt-terapia.
Psicóloga graduada pela PUC–PR (1999), Graduada em Direito pela UNIVEL (2006), Especialista em Psicanálise com Crianças (UTPR), Especialista em Educação, Políticas Públicas e Atendimento à famílias (ISEPE), Especialista em Psicologia Hospitalar (CFP), Certificação em Psicologia da Saúde (ALAPSA), aprimoramento em Tanatologia (FAMIPAR); Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Psicóloga do Hospital do Câncer UOPECCAN (2001-2011), Docente (UNIPAN; PUC Toledo; Uningá; UEM, pós-graduação da Unicesumar, pos-graduação UNIGRAN - Campo Grande), Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo Instituto de Psicologia 4 Estações SP; Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP/LElu)
Médico Psiquiatra (RQE - 24774), com especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Hospital de Clínicas UFPR (RQE - 26491). Graduado em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná em 2015. Atualmente atuo como interconsultor do setor de Psiquiatria do Hospital do Trabalhador - Curitiba, e em consultório próprio em Curitiba realizando atendimentos na área de Saúde Mental. Tenho experiencia em atuação em serviços públicos como CAPS, hospitais psiquiátricos e ambulatórios.
Doutorando em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCL, campus Assis. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2023). Especialista em Ações Terapêuticas para Situações de Luto junto ao Laboratório de Estudos sobre o Luto - LELu, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP (2023). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário UniFatecie (2018). Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial pela Universidade Cesumar - UniCesumar (2018). Docente e supervisor de estágios curriculares no curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário UniFatecie. Membro das Comissões de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (Sede Paraná 08). Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP.
Professora Mestre em Educação, UEM-Universidade Estadual de Maringá Especialista em Docência no Ensino Superior; Especialista em Psicologia na perspectiva Histórico-cultural; Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing. Graduada em Letras e Pedagogia. É Diretora Fundadora do ETNA Instituto Educacional. Autora de obras educacionais. Site:www.etnainstitutoeducacional.com.br Obras: https://editoracrv.com.br E-mail: luizabrum.prof@gmail.com CV: http://lattes.cnpq.br/3432760941997338
Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987), em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1977). Especialista em Deficiência Mental pela Universidade Estadual de Maringá (1988) e em Psicopedagogia pela Unicesumar (2002), Neuropsicologia pela UNIFAMMA (2012) e Avaliação e Intervenção Multiprofissional nos Transtornos da Aprendizagem e nos Transtornos da atenção (2013), UNESP, Capacitação Panlexia INFLEX, Método da Boquinha e As letras falam: Metodologia para a Alfabetização. Participei de vários cursos na área da educação. Trabalhei como professora regente no Colégio Marista, no Colégio Platão e na A.P.A.E de Maringá em diversos níveis de escolaridade. Atualmente atuo como pedagoga e psicopedagoga no Espaço Pedagógico.
Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Especialista em Gestalt Terapia pelo Comunidade Gestáltica Clínica e Escola de Psicoterapia, Florianópolis, SC (2016). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Orientadora de Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização Multiprofissional na Atenção Básica do Programa Mais Médicos. Líder do Grupo de Pesquisa Dependência Química, Álcool e outras drogas da Universidade Federal de Santa Catarina. Psicóloga clínica de adolescentes e adultos.
Psicóloga Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pelas Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Especialista em Gestalt-terapia pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Mestre em Psicologia Clínica - núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência com supervisão de atendimentos clínicos e de estágio, orientação de trabalhos de conclusão de curso e docência em cursos de graduação (UNINGÁ, UNICESUMAR, FAMMA E UEM), e pós-graduação na área de Psicologia da Saúde e Hospitalar, Saúde Pública, Autolesão sem intenção suicida (ASIS), Suicídio e Gestalt-terapia.
Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bolsista CAPES - PROEX Excelência Acadêmica. Atuante na linha de pesquisa de Estudos do desenvolvimento e seus transtornos nas áreas clínica, cognitiva, comportamental e epidemiológica e suas implicações individuais e sociais com foco em intervenções comportamentais em contexto escolar. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2009). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Centro do Paraná (2011) , Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Pitágoras (2018) e Análise do Comportamento Aplicada - ABA pelo Instituto de Educação e Análise do Comportamento. Participou como pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Transtorno do Espectro do Autismo - TEAMACK.
Formação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Educação Especial na perspectiva inclusiva (IPE), Especialista em Psicopedagogia com enfase na instituição escolar (UEM), Especialista em Terapia Cognitiva-comportamental (CAPACITAR), concluindo a pós em TEA e Deficiencia Intelectual pelo CBI off MIAMI. Atua como Psicóloga Clínica e escolar, realiza avaliação psicoeducacional especialmente para os casos de transtornos do neurodesenvolvimento. É docente em cursos de pós-graduação e desde 2020 até a presente data, faz parte da equipe do CRAS na equipe do SPDI especificamente para atendimento de pessoas idosas e/ou com deficiencias em situação de isolamento e vulnerabilidade social.
É policial há 20 anos e atua na linha de frente do combate aos crimes de ped0fili4 e chefe do Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos no Rio de Janeiro. Foi Escrivã da Polícia Federal e Policial Civil no Rio de Janeiro, tendo trabalhado no setor de inteligência e na Divisão Anti-Sequestro. Já na Polícia Federal, foi Chefe da Delegacia de imigração do Estado do Pará. Atualmente, é delegada de Polícia Federal no Rio de Janeiro, e realiza um trabalho incessante no combate à ped0fili4 e ao 4bus* sexual contra crianças e adolescentes. Participou no Senado Federal, para trazer subsídios às discussões sobre o tema e foi aprovada nas CATEGORIAS DESTAQUE e INVESTIGAÇÃO entre as Melhores Delegadas de Polícia do Brasil.